
Qualquer um pode cozinhar. Até mesmo um... Rato.
Se você tem problemas com higiene, é melhor repensar seu tempo assistindo esse filme. Considerando que Ratatouille é um dos filmes mais fofinhos já feitos pela Pixar, ele consegue ser também um dos mais surreais que já foram lançados. Também, com a ideia de ratos cozinhando em um restaurante super chique de Paris, até eu acabei lavando as mãos antes de escrever este texto. Mesmo com esse porém, posso te garantir que a animação é uma das peças mais criativas que você já viu. Pronto para conhecer a culinária francesa? Prepare-se para por as mãos na massa com Ratatouille:
O principal objetivo de qualquer animação é passar uma mensagem construtiva entre linhas divertidas, trazendo à vida alguns valores, sentimentos e ideias que poderiam soar como loucura através de personagens bem legais. Com muita criatividade, doçura e coragem, as animações se tornam obras desbravadoras, agindo com muita cautela para falar sobre grandes temas de nossa realidade. A imaginação, nestas obras, é a principal ferramenta - adornada com bons roteiros e um ótimo humor, qualquer desenho pode se tornar um filme de sucesso quando trabalha em todos os tipos de temas.
Em Ratatouille, uma abordagem dinâmica e divertida é feita sobre a amizade: passando sobre os valores da confiança, da responsabilidade e do compromisso, conhecemos nossos personagens de formas peculiares, observando o desenvolvimento de suas relações e o desdobrar da moral do filme. Com uma ideia bem diferente, o longa é muito mais do que uma premissa criativa, se tornando também uma peça alternativa nos contrastes.

Remy é o nosso protagonista, um ratinho que sonha em cozinhar, aproveitando seu dom como farejador e sua admiração pelo magnífico chef parisiense Auguste Gusteau, o lendário cozinheiro do restaurante Gusteau's. Em Ratatouille, somos convidados a sair do universo norte-americano e embarcar em uma aventura para a França, quando Remy se perde no esgoto e acaba chegando até a cozinha de seu restaurante favorito. Depois de muita confusão, ele conhece Linguini, um assistente da faxina recém contratado para ajudar na cozinha. Através de uma sopa aprimorada discretamente por Remy, Linguini descobre que o rato tem uma habilidade que podia lhe ser muito útil: o roedor realmente sabe cozinhar.
A partir daí, os dois resolvem unir forças para trabalhar no Gusteau's. Enquanto Remy alcança seu sonho de cozinhar, Linguini acaba obtendo maior visibilidade na equipe e consegue subir de cargo, ajudando a fazer os pratos. Entretanto, uma grande surpresa é revelada quando o chef do restaurante, Skinner, desconfia do talento do rapaz - com essa novidade, tudo estaria prestes a mudar para sempre nas vidas dos dois amigos.

Além do conflito com o trabalho, Linguini também enfrenta mudanças quando consegue se aproximar de Colette, uma bela cozinheira que acaba sendo sua tutora no trabalho pela cozinha. No meio de tudo isso, Remy se encontra com sua família, que acidentalmente leva as coisas por outro lado e acaba causando alguns problemas para o ratinho.
A temática versátil é uma grande característica da Pixar, e com esse roteiro, o longa acabou levando diversos prêmios, inclusive um Oscar de Melhor Animação na época de seu lançamento, em 2008. Com elenco formado por Patton Oswalt, Lou Romano e até o próprio diretor do filme, Brad Bird, ficamos na dublagem nacional com a participação de Philippe Maia, Thiago Fragoso e Samara Felippo nos papéis principais.
A caracterização detalhista é um grande acréscimo ao sucesso do filme, que conta com belíssimos cenários parisienses baseados em 4500 fotos feitas como estrutura de apoio na formação do desenho. Além de uma linda fotografia e uma trilha sonora muito agradável, Ratatouille agrada com os diálogos simples, personagens muito divertidos e acasos incontáveis. A mensagem da amizade é evidente, principalmente nos momentos difíceis e na busca pelos seus sonhos - podemos confiar em nós mesmos, e principalmente, em nossos amigos de verdade (que são como família, ou em alguns casos, se tornam família). Fica a dica para quem nunca assistiu, com um trailer para servir de incentivo:
Gente, o que mais poderíamos esperar de uma parceria Disney&Pixar? Com um resultado incrível, Ratatouille não é só uma ótima animação, como também uma grande lição de vida sobre o poder de alcance da coragem. Siga seus sonhos e aventure-se por Paris nesse lindo longa, que com certeza, ficará entre os seus favoritos.
Já assistiu e já curtiu? Conta pra mim a sua nota pra esse lindo filme! Deixando claro que, com toda certeza do mundo, Ratatouille está entre as minhas animações prediletas... <3

Por incrível que pareça, o rato tem um senso de higiene melhor que o dos personagens humanos que ou não usam touca para o cabelo não cair na cozinha ou usam mas deixa o cabelo pra fora.
ResponderExcluir